domingo, 10 de junho de 2012

Custos Logísticos

A decisão de como será enviado um produto, por exemplo, para o cliente, após a compra é algo complexo. Por sorte, temos as ferramentas tecnológicas para auxiliar-nos.

No caso, produtos pequenos podem ser enviados pelo correio. Porém, ainda assim, temos três modalidades: PAC, Sedex e E-Sedex. Além disso, precisa-se determinar se o custo do envio será por conta do comprador ou do vendedor.
Se for por conta do comprador, apresenta-se as opções para que ele escolha. O Sedex é mais caro, mas também é mais seguro e mais rápido, o PAC é mais lento, mas muito mais barato e o E-Sedex (disponível apenas em contratos especiais com lojas virtuais) é um meio termo agradável, mas não está disponível para todas as cidades.
Se for por conta do vendedor, provavelmente se utilizará o PAC, pois não é do interesse da loja gastar mais apenas para que chegue antes, salvo algumas exceções estratégicas.

Junto ao custo do envio propriamente dito, deve-se considerar os custos de manejo, embalagem (fora a do produto em si, a embalagem da loja/Correios) e o envio até a unidade dos Correios, caso essa não colete diretamente na empresa.

Além disso, deve-se considerar, antes de estabelecer a condição de frete grátis, que o frete deve ser embutido na margem de lucro/custos da empresa e nunca adicionado ao preço do produto, pois os preços, na internet, sofrem uma luta fortíssima. A concorrência é muito grande e todos estão, sempre, renegociando com fornecedores e baixando margens de lucro para atingir o melhor preço. Isso faz com que o preço do frete precise ser ou cobrado separado ou então retirado do lucro, sem afetar o preço do produto.

Se o vendedor for, por exemplo, enviar colchões, a estratégia de frete grátis é inviável, não importando a localização do comprador, o custo será muito alto. Por isso as lojas virtuais cobram o frete nesse produto. Sem exceções.

Atenção: Uma tática comum e muito útil é definir um valor mínimo (R$ 199,00 ou R$ 299,00 por exemplo) em que o "frete grátis" passa a valer ou então apenas algumas categorias de produtos.

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