Especialmente no ramo de E-commerce, há uma dificuldade muito grande em tomar as decisões de forma acertada. Gerentes de E-commerce de verdade são raros de se achar, é um nicho de mercado razoavelmente novo no Brasil (o comércio virtual em si tem quase duas décadas, mas ficou popular de verdade na última década) e os profissionais não têm uma formação teórica e prática condizente com suas responsabilidades. Muitos chegam na gerência da loja virtual após chefiarem lojas físicas ou então chefiarem setores de marketing de empresas - coisas completamente diferentes.
A mão de obra é difícil de encontrar, tanto da gerência quanto dos funcionários que fazem a operação - nem os compradores sabem, exatamente, comprar para E-Commerce. Se o varejo físico é duro, o virtual é mortal. A negociação é cruel e os fornecedores odeiam vender para lojas virtuais que espremem as margens e podem até denegrir o produto vendendo abaixo da tabela (o que é muito comum).
É necessário muito treinamento e apoio de consultorias especializadas para que uma equipe de Loja Virtual esteja capacitada. Além disso, é necessário que as ferramentas tecnológicas e técnicas sejam avançadas o suficiente para suprir as falhas e antecipar os problemas que a equipe humana não consegue ver.
A parte mais operacional é fácil, mesmo alguém pouco capacitado consegue operar o dia a dia de uma loja. A parte Tática é facilitada com parceiros e consultores, estabelecimento de metas e formas de alcançá-las. O problema geralmente fica na parte estratégica, onde esses gestores sem a experiência necessária ficam sem saber como alcançar metas determinadas pelos gestores - sem saber onde começar.
A cada dia mais, as empresas se especializam em nichos e é aí que as consultorias especializadas entram. Algumas Agências Digitais oferecem serviços completos, outras apenas parte de inteligência e outras mais a parte de desenvolvimento e manutenção técnica, portanto depende muito da forma que a empresa costuma agir, mas às vezes é preferível ter uma empresa apenas, terceirizada, auxiliando na tomada de decisões táticas e estratégicas, especialmente no cenário onde a equipe da loja virtual não tem esse conhecimento. Quando a equipe já é um pouco melhor treinada e possui um pouco mais de conhecimento é útil trabalhar com empresas separadas, pois a equipe principal da loja já consegue coordenar e organizar os esforços separados.
0 comentários:
Postar um comentário