No E-Commerce, a parte de suprimentos realmente utilizados é muito pequena, o que mais se movimenta são os produtos realmente que serão vendidos, logo, a logística trabalha levemente (mas não fundamentalmente) diferente da Industrial, por exemplo:
Logística de Suprimentos:
Os produtos são produzidos. Após isso, o fornecedor envia para o centro de distribuição e então para o estoque da loja virtual. Chegando lá, são registrados na loja, como "em estoque".
Logística de Produção:
Dentro da empresa, os produtos precisam ser processados, cadastrados devidamente, caso ainda não estejam no sistema, precisam ser incluídas fotos, vídeos, informações, preços. Precisa ser averiguada a margem de lucro adequada e precisam ser incluídos nas checagens diárias de preços, banners e newsletters.
Assim que são comprados, os produtos precisam ser retirados do estoque, levados para a expedição, embalados, etiquetados, embalados para presente (quando necessário) e enviados para a coleta, com o endereço/cliente correto e enviados pelo formato correto para aquele pedido (PAC, Sedex, E-Sedex, Transportadora).
Logística de Distribuição:
Os pedidos saem da empresa e vão até o cliente. Se for pelo correio, passa por no mínimo um centro de distribuição e, em média, dois. Se for transportadora, pode passar por diversos centros e ainda existem os formatos mistos.
Após a chegada no cliente, ele pode recusar a entrega, caso acredite o pacote violado, caso creia não ser o seu pedido ou se, apenas, mudar de ideia. Ele então volta à loja. Pode, também, receber, abrir e, ainda assim, decidir devolver (há a cláusula de arrependimento em até 7 dias) e há também a devolução por defeito quando, no caso, a loja ainda terá que lidar com o fabricante para devolver, ela também, o produto defeituoso.
0 comentários:
Postar um comentário