domingo, 3 de junho de 2012

Pilares da Logística no E-Commerce

A logística no E-Commerce tem três grandes pilares:

LOGÍSTICA I: Gerenciamento dos estoques 
No momento em que alguém efetua a compra na loja virtual, essa compra precisa ser creditada no sistema de gerenciamento de estoques. Caso alguém compre um produto que outra pessoa já comprou, haverá um pedido em duplicidade, não se terá estoque para atender ao pedido, precisará se cancelar um dos dois, entrar em contato com o comprador, pedir desculpas, tentar remediar a situação e, potencialmente, perder um consumidor que já estava garantido. Esse tipo de problemas poderia ter sido evitado com um ERP e sistema de gestão de loja e estoque eficientes.
O gerenciamento de estoque eficiente também permite um maior controle do ponto de reposição e acionamento de fornecedores para novas compras.

LOGÍSTICA II: Gerenciamento das entregas 
Geralmente as funções de transporte e entrega dos produtos aos clientes são terceirizadas para empresas especializadas existentes no mercado; como exemplo, podemos citar os Correios (ECT), que operam um serviço exclusivamente voltado para as empresas de e-commerce denominado “e-Sedex”, que abrange as capitais e áreas metropolitanas, junto com algumas cidades maiores e também os serviços comuns PAC e Sedex, ainda muito utilizados pelos E-commerces.
Esse pilar é básico, é vital, para o E-Commerce e é onde o cliente mais nota as falhas. Mesmo que o serviço interno do E-Commerce seja um caos, se a expedição e entrega funcionarem bem, os clientes nunca notarão. Cita-se o caso da B2W (Americanas.com e Submarino) que sofrem ainda punições severas no estado de São Paulo por ter reclamações de diversos meses de não entrega de produtos.

LOGÍSTICA III: Gerenciamento do ciclo de suprimentos
Juntamente com as entregas, o relacionamento com os fornecedores forma a dupla de ouro dos e-commerces.
O gerente do E-Commerce precisa saber quando comprar e o que comprar, precisa ter noção do quanto tempo irá demorar para chegar e se preparar para não ficar sem os produtos que mais vendem e, talvez, dar prioridade a esses, em detrimento dos menos significativos no faturamento. Deixe que faltem aqueles que poucas pessoas compram, se isso significa ter vários produtos dos que muitas pessoas compram.
É necessário, também, pensar na estocagem e manutenção desse estoque, para que não se mantenha estoque demais, que o custo não seja alto demais e/ou acabe estragando os produtos.
Outros fatores a serem considerados são as formas alternativas de se trabalhar estoque, ou seja, vender produtos sob encomenda, "compra especial" (estoque no fabricante) ou estoque em CD, ou seja, o estoque fica no Centro de Distribuição, podendo ser até mais rápida a entrega do que se ficar no estoque da loja virtual.

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