quarta-feira, 20 de junho de 2012

TI e Logística

Em outros posts aqui já comentamos sobre a TI, sobre softwares e formatos que podem auxiliar os E-Commerces a trabalhar a logística, mas, pontualmente, vamos falar mais do ERP.

O ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) justamente integra diversas informações e permite a gestão empresarial integrada. Os produtos estão todos lá, os fornecedores também e ele pode ser integrado diretamente tanto com a loja virtual quanto com os fornecedores. 
O ERP permite que o usuário programe que o fornecedor receba, diretamente, um email quando o estoque estiver baixo e faça diretamente um pedido, sem que o administrador da empresa necessite fazê-lo manualmente, especialmente quando é um produto que não pode faltar e que é uma compra estável, sempre o mesmo volume. 

O ERP será o seu melhor amigo, junto com o painel da loja virtual, na gestão do E-Commerce.
É ali que irá cadastrar os produtos, incluir as fotos, adicionar informações e gerir o estoque.

Caso o ERP não esteja bem, caso a sincronização dos produtos não funcione, você corre o risco de ter grandes problemas com os pedidos, com os clientes e com seus estoques, levando a grandes perdas em vendas potenciais e trocas necessárias.

Alguns e-commerces possuem estoque compartilhado com lojas físicas, alguns possuem estoque próprio, mas o que é comum a todos é que só um controle real e organizado de estoque pode salvar a loja do caos.


O E-commerce trabalha todo na internet, exceto as entregas, portanto é vital que o máximo dessas possa ser transportado para a internet. No caso, um sistema eficiente de acompanhamento de pedido e, quando possível, de rastreamento de encomenda, auxiliam muito para que o consumidor se sinta seguro e saiba onde está seu produto e, também, muitas vezes, entenda que os atrasos não são culpa da loja.

No momento em que a loja despachou o produto, ele foi registrado como recebido pelos Correios, a maioria dos consumidores compreende que a loja fez o seu papel e que não é culpa dela se os Correios demoram. Mesmo com greve nos correios, os consumidores continuam comprando e, muitas vezes, nem se queixam da demora na entrega - desde que tenha um rastreio online eficiente, para que o consumidor saiba que a culpa é, efetivamente, dos Correios.

Na internet, tudo é medido e pesado. Tudo. Portanto, é fácil determinar porque você perdeu aquela venda. Se o cliente coloca os produtos no carrinho de compras, calcula o frete e desiste da compra, você sabe que é aí que tem que trabalhar - está caro demais ou demora demais. A TI permite que se tenha esse tipo de inteligência, portanto, precisa-se usar. Mas é vital ter o coeficiente humano, pessoas que saibam ver os dados, analisá-los e chegar a um denominador comum, alguma forma de usar essa informação para melhorar o processo existente. Informação sem ação é inútil.

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